FLATULÊNCIA
Caros bloguistas, queria postar aqui e apenas a titulo de curiosidade, uma pequena informação sobre o fenómeno da “ flatulência”, sim porque este incrível fenómeno da natureza tem afectado e de que forma, alguns dos nossos queridos membros.
Mas não se deixem enganar pelo carácter humorístico deste fenómeno, porque estudos científicos recentes comprovam que este simples e banal acto pode inclusive ate matar.
Flatulência ou flato (do latim flatus, sopro) é uma ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não. Tem origem dos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, dos gases acumulados durante o processo de digestão dos animais, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias. A intensificação da flatulência pode ocorrer em pessoas ansiosas, que falam ao comer ou que comem muito depressa, ou em pessoas que sofrem de parasitoses intestinais.
Tal mistura de gases normalmente possuem um odor característico, e ainda são inflamáveis, justamente por conter na sua composição, tanto o gás metano quanto o hidrogénio, ambos são altamente inflamáveis. Contudo, não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência. Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de gases por dia. Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.
Pratos como cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem esses gases. As leguminosas, como o feijão ou grão, por exemplo, produzem grandes quantidades de gases, não necessariamente fétidos, isso se deve à presença de açúcares que os seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam aos intestinos, as bactérias produzem uma enorme quantidade de gás. Outros produtores notórios de gases são milho, pimenta, repolho e leite.
Na linguagem coloquial flatulência é muitas vezes referida, em baixo calão, como "pum", "peido", "traque", "bufa", "triscada", "vento", "farpa", "trovoada", "bomba", dentre outros.
Posto isto e graças a uma exaustiva pesquisa da minha parte, consegui descobrir na arvore genealógica de um dos nossos membros a explicação para um dos maiores mistérios desta nossa comunidade: “ o porque da enorme aptidão para a pratica da flatulência por parte do nosso querido amigo José Cunha?”
Depois de muito trabalho de pesquisa nos arquivos da antiguidade, descobri um dos antepassados deste nosso querido membro e de como ele encontrou a sua fatalidade através da sua enorme aptidão para a pratica da trovoada.
CAROS AMIGOS, MUITO CUIDADO, “O PEIDO MATA”
NOTA: É PARA OUVIR COM O VOLUME NO MÁXIMO.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Bom trabalho, boa pesquisa. Gostei essencialmente do segundo vídeo…muito bom!!
Quando ao Zé binya..muito feio…enfim já tem um bom aprendiz o tilau para lá caminha também….
Uma duvida……
Não é o Papy Tilau e Zé binya no 2º vídeo…kekekekekeke
As personagens são tão parecidas….kekekekeke
excelente video .......
é pena o tilau estar constantemente a mostrar a sua aptidao para os gases...
Postar um comentário